Pages Navigation Menu

Home office da Fotógrafa, por Pedro Paranaguá

Foto: André Nazareth

Foto: André Nazareth

Versatilidade. Na vida (profissional), assim como na Casa Cor Rio de Janeiro, Pedro Paranaguá já fez de tudo um pouco. Quartos, cozinhas, espaços comerciais, fachadas. Este ano, o arquiteto (que participou de 20 das 25 edições do evento) encanta mais uma vez com o Home office da Fotógrafa, um ambiente colorido e romântico que abriga moradia e espaço de trabalho de uma jovem antenada com o seu tempo e que acha “um baratão” (nas palavras de Pedro) viver em um lugar cheio de histórias e lendas, num ponto tão central de sua bela cidade.
O espaço de 86m² reúne closet, banheiro, área de trabalho, uma pequena cozinha com mesa de jantar (que também pode ser usada para reuniões) e uma área de estar, que também serve para dormir. A circulação foi transformada em galeria para as fotos de Maritza Caneca que cobrem as paredes de cima a baixo.
Tons como violeta, rosa e acqua predominam no ambiente multicolorido criado por Paranaguá.
“A ideia era criar um contraste entre a arquitetura de estilo eclético recuperada nas casas com a jovialidade e modernidade da decoração”, diz o arquiteto.
Como o espaço mistura trabalho e moradia, foi preciso setorizar ao máximo cada ambiente. A cozinha, mesmo pequena, tem uma bancada e eletrodomésticos que permitem à jovem cozinhar entre um trabalho e outro. A marcenaria ficou a cargo da Quarto Composto, que criou uma pequena penteadeira para o closet, além de uma pequena escada que faz às vezes de portatrecos no banheiro. O ambiente, aliás, é todo em preto e branco.
Elementos originais, como o teto da construção, foram mantidos em quase todo o ambiente, que ganhou ainda um piso de cimento intertravado, que dá um ar mais contemporâneo ao espaço.

2

Fotos: André Nazareth

Casa Cor Rio de Janeiro 2015
Período: 01 de Setembro a 04 de Outubro
Horários: Terça a Domingo das 12h às 21h (Aberto excepcionalmente no feriado do dia 07/09, das 12 às 21h)
Local: Vila Aymoré – Ladeira da Gloria nº 26 – Gloria, Rio de Janeiro (RJ)