Pages Navigation Menu

Estúdio do Restaurador, por Raphael Costa Bastos

RAPHAEL COSTA BASTOS- ESTÚDIO DO RESTAURADOR (2)

Foto: André Nazareth

Para o Estúdio do Restaurador, em homenagem a Arnaldo Danemberg, o paisagista e arquiteto Raphael Costa Bastos foi fundo no baú do antiquário de onde tirou mais de cem peças, entre móveis e objetos, que estarão em exibição no ambiente. São 100m² dedicados a contar a história de vida e carreira de Danemberg. Mas se um pé fica no passado, o outro está bem fincado no presente, representado por peças de designers como Jader Almeida, Carlos Motta e Pedro Useche.
“Quero que as pessoas entendam e vivam história dentro do espaço. O visitante irá entrar num túnel do tempo em que o mobiliário cheio de história é integrado ao nosso dia a dia. A transição do ontem para o hoje com projeção para o amanhã”, conta Raphael.
Para o passeio pelo tempo, o arquiteto optou pela neutralidade: tons pastéis e amendoados (como boa parte dos móveis de madeira de Danemberg) e piso de cimento queimado. Tudo para que as peças de antiquário sejam as grandes estrelas do ambiente. Nas paredes, alguns dos móveis de Danemberg também ficam expostos. Na principal, aliás, uma série de baús mostra o passo a passo de uma restauração. “Escolhemos um item para mostrar as etapas da restauração. Há um baú machucado pelo uso, depois o baú em um certo estágio da restauração e por fim outro totalmente restaurado. Com isso, o visitante vai entender que restaurar e conservar não é modificar e sim dar vida, um novo uso ao móvel que estava fadado à destruição e ao esquecimento”, explica Raphael.
Em sua terceira participação seguida na Casa Cor Rio de Janeiro, Raphael confessa que esse ano o trabalho é especial. “É um projeto feito do aluno para o mestre, do inspirado para o inspirador. Cada pedacinho do espaço foi projetado para viver, trabalhar, morar, respirar arte e restauração”, diz Raphael.

Foto: André Nazareth

Foto: André Nazareth

Casa Cor Rio de Janeiro 2015
Período: 01 de Setembro a 04 de Outubro
Horários: Terça a Domingo das 12h às 21h (Aberto excepcionalmente no feriado do dia 07/09, das 12 às 21h)
Local: Vila Aymoré – Ladeira da Gloria nº 26 – Gloria, Rio de Janeiro (RJ)