Pages Navigation Menu

Living da Praia, por Paola Ribeiro

PAOLA RIBEIRO - LIVING DA PRAIA (10)

Foto: André Nazareth

Nada de modismos. Paola Ribeiro valoriza o diálogo entre estilos. Em seus ambientes, prevalece a harmonia entre o clássico e o moderno, o rústico e o sofisticado, as peças de design e os móveis de demolição. Para esta edição da Casa Cor Rio de Janeiro, Paola apostou no contemporâneo, que predomina tanto na escolha dos móveis e materiais como na marcenaria. A arquitetura da Villa Tupy, com seu pé-direito alto, as paredes de pedra e as janelas com venezianas também foi valorizada.
O resultado é que seu Living da Praia é casual-chique, alegre, colorido… carioca! Na parede atrás da escada, por exemplo, Paola optou por usar um papel de parede com uma estampa que imita venezianas, numa referência aos janelões do ambiente. Já a parede de pedras foi mantida, assim como as janelas que ganharam, nos nichos entre elas, forração de madeira e móveis de apoio com diferentes funções e formatos: ora um banco, ora um aparador, ora uma estante.
O marinho aparece como tom predominante nas paredes. Já as almofadas têm small prints bem coloridas. O apelo tecnológico está na automação de todo o espaço, no uso do led e na escolha do Dekton para a bancada do bar. Lançamento, o material é composto por mais de 30 mineirais naturais ultracompactados que resultam em placas com aspecto similar ao mármore, mas com baixíssima porosidade e resistência a manchas.
A escadaria existente no ambiente (que não poderá ser usada pelo público) foi transformada numa grande estante com livros do chão ao teto. E as obras de arte são, mais uma vez, um capítulo à parte. Paola garimpou peças em diferentes galerias da cidade para chegar a um mix ideal. O destaque é o quadro de Carlito Carvalhosa, na parede de pedras. Mas há ainda obras das galerias Nara Roesler, HAP (de Heloísa Amaral Peixoto) e Mercedes Viegas, além de fotografias de Claudio Hedinger, Claudia Jaguaribe, João Orleans e Bragança, Maritza Caneca e Thomas Baccaro.
“É um espaço que tem realmente o jeito carioca de morar”, avisa Paola. Um estilo que, diga-se, está marcado logo na entrada com o paisagismo feito por Anna Luiza Rothier na varandinha de acesso à casa. Ali, palmeiras, philodendros e vriesias trazem o verde para a Villa Tupy. Um espelho, ao fundo do ambiente, reflete as plantas ampliando o espaço. E como a casa ao lado estará fechada durante todo o evento, Anna Luiza ainda pode usar o espaço para aumentar a área de seu jardim, que terá ainda trepadeiras ocupando a grade que separa as duas casas.

Fotos: André Nazareth

Fotos: André Nazareth

Casa Cor Rio de Janeiro 2015
Período: 01 de Setembro a 04 de Outubro
Horários: Terça a Domingo das 12h às 21h (Aberto excepcionalmente no feriado do dia 07/09, das 12 às 21h)
Local: Vila Aymoré – Ladeira da Gloria nº 26 – Gloria, Rio de Janeiro (RJ)