Pages Navigation Menu

Jardim da Frida Kahlo, por Paula Bergamin

PAULA BERGAMIN -  JARDIM DA FRIDA KAHLO (1)

Foto: André Nazareth

O jeito alegre e descontraído não poderia ser mais carioca… Mas a inspiração pode vir de todos os lugares. E para Paula Bergamin, a paisagista que encanta com seus jardins na Casa Cor Rio de Janeiro, ela estava bem longe: no México.
Mais especificamente em Coyoacán, onde Frida Kahlo mantinha seu ateliê de frente para um jardim. Foi inspirada nessa história que Paula criou o Jardim da Frida Kahlo. O ambiente traz o colorido mexicano para o recanto de um Rio imperial e mostra que é possível fazer tudo, ou quase, num jardim: ele pode ser local de relaxamento, de receber os amigos, de ler, de fazer as refeições e até mesmo (e por que não?) de trabalhar.
É um jardim-ateliê que possibilita a integração do dever (trabalho) com o prazer (natureza) de uma mulher preocupada com questões atuais, como a sustentabilidade. Na pérgola, onde fica o ateliê, o telhado é verde, e as plantas escolhidas consomem pouca água.
“Para compor suas obras, a Frida Kahlo se motivava no jardim que ela mesma construiu. As flores colhidas ali eram constantemente utilizadas como adorno pessoal, por exemplo. O ateliê dela ficava de frente para o jardim, e essa é minha ideia para o projeto também”, conta Paula.
Não à toa, a paisagista optou por usar as plantas preferidas de Frida: as cactáceas e suculentas, além de outras espécies mexicanas já adaptadas ao clima brasileiro. Para deixar o ambiente mais alegre, Paula optou por tons fortes: azul, amarelo, rosa e turquesa aparecem em objetos, vasos e móveis. Além de materiais usados e reciclados, como móveis de ferro, objetos antigos e tecidos comprados por ela no México.
Como a referência era o espaço de trabalho da Frida, o mobiliário traz um mix de peças de antiquário e outras, além de móveis em estilo mexicano.

Foto: André Nazareth

Foto: André Nazareth

Casa Cor Rio de Janeiro 2015
Período: 01 de Setembro a 04 de Outubro
Horários: Terça a Domingo das 12h às 21h (Aberto excepcionalmente no feriado do dia 07/09, das 12 às 21h)
Local: Vila Aymoré – Ladeira da Gloria nº 26 – Gloria, Rio de Janeiro (RJ)