Pages Navigation Menu

Casa Cor RJ: Espaço Memória

Foto: André Nazareth

Foto: André Nazareth

A arquitetura como obra de arte, objeto de trabalho, meio de valorização da cultura. Reinserir o bem tombado no cotidiano da cidade é a missão da Raf Arquitetura.
O escritório responsável pela restauração da Villa Aymoré participa pela primeira vez da Casa Cor Rio de Janeiro, ao lado do Grupo Lafem, responsável pela execução da obra, levando para o Espaço Memória a história do processo de restauro das nove casas da vila. Suas nuances, as intervenções contemporâneas, a relação entre novo e antigo.
“Vamos mostrar o conceito da intervenção, como foram feitos os restauros, caso a caso”, explica Anibal Sabrosa, sócio-fundador do escritório e um dos responsáveis pelo projeto de renovação da Villa.
Nesse contexto, a arquitetura em estilo eclético do início do século 20 da Villa é o grande destaque do ambiente, que ganha mobiliário contemporâneo e flexível para expor parte dos achados arqueológicos encontrados durante a obra, além das fotos mostrando todo o processo.
“Será uma galeria da memória, um local de encontro, um espaço que pode existir numa residência, num escritório, numa fábrica; um espaço de convívio e troca de ideias”, diz Sabrosa.
A arte também estará presente ali levada pelas paisagistas Franci Furlani e Lúcia Costa. A dupla fez interferências na fachada da casa que ganhou um quadro de madeira que desce até a sacada onde se transforma num banco. Um tapete verde vai integrar exterior com o interior e o muro receberá uma grande instalação em ferro.

Casa Cor Rio de Janeiro 2015
Período: 01 de Setembro a 04 de Outubro
Horários: Terça a Domingo das 12h às 21h (Aberto excepcionalmente no feriado do dia 07/09, das 12 às 21h)
Local: Vila Aymoré – Ladeira da Gloria nº 26 – Gloria, Rio de Janeiro (RJ)