Pages Navigation Menu

Jantar à Carioca, por Mariana A. Dornelles e Stéfano Barino

Foto: André Nazareth

Foto: André Nazareth

Ela gosta de colorir. Ele prefere a sobriedade da madeira e dos tons neutros. Juntos, Mariana A. Dornelles e Stéfano Barino se complementam. Amigos desde os tempos que cursaram uma pós-graduação, cada um toca seu próprio escritório, mas não raro se associam em alguns projetos, inclusive o desta Casa Cor Rio de janeiro. O Jantar à Carioca reúne cozinha, sala de jantar e até um bar suspenso. O estilo é carioca, com direito a pitadas fortes de berinjela na cozinha e a elegância do vidro usado para criar a mesa que é o destaque do ambiente.
É um espaço bem democrático. À mesa, os amigos podem comer, beber, ficar. A comida é preparada na cozinha, logo ali ao lado. A bebida está disponível no bar suspenso por cabos de aço sobre a mesa – uma criação da dupla – e o encontro entre amigos garante a diversão estendida por toda a noite. As opções são variadas, já que Mariana e Stéfano usaram uma pequena área, que originalmente abrigava um lavabo, para criar uma vitrine que expõe jogos, vinis, charutos. Faz-se de tudo nesse ambiente com a cara de um Rio bem contemporâneo.
A mesa, batizada de Ela é Carioca, traz estampada diretamente no tampo uma bela paisagem da cidade fotografada pelo MCA Studio – um lançamento da TTR Vidros. Na cozinha, uma das linhas mais clássicas da Florense ganhou o tom berinjela. E as paredes foram revestidas com uma cerâmica hexagonal que cria um efeito 3D no espaço. Uma super-horta suspensa, com 40 cachepôs, também promete causar impacto em quem visitar essa cozinha carioca.
No jantar, impera um clima mais tropical trazido pelos papéis de parede da Orlean, em tom coral, e por samambaias penduradas de ponta-cabeça na claraboia existente no espaço. Uma forma de aproveitar a luz que entra por ali e trazer um pouco de verde para dentro do ambiente, de apenas 30m². Um espelho usado para revestir completamente uma das paredes ajuda a ampliar o espaço e multiplicar esse jardim tropical.
O mobiliário traz um mix de estilos. Do contemporâneo da cadeira Lenzi, de Zanini de Zanine, ao clássico das peças do antiquário Arnaldo Danemberg.

Fotos: André Nazareth

Fotos: André Nazareth

MARIANA DORNELLES E STÉFANO BARINO - JANTAR À CARIOCA (4)

Foto: André Nazareth

Casa Cor Rio de Janeiro 2015
Período: 01 de Setembro a 04 de Outubro
Horários: Terça a Domingo das 12h às 21h (Aberto excepcionalmente no feriado do dia 07/09, das 12 às 21h)
Local: Vila Aymoré – Ladeira da Gloria nº 26 – Gloria, Rio de Janeiro (RJ)