Pages Navigation Menu

Quarto Solar, por Emmilia Cardoso

EMMILIA CARDOSO - QUARTO SOLAR (1)

Foto: André Nazareth

O contemporâneo é sua marca. Mas Emmilia Cardoso não ignora o passado e, claro, sempre que o conceito do projeto permite, gosta de fazer um passeio pelo tempo. Natural, portanto, que em uma casa carregada de histórias como a Villa Aymoré, ele esteja mais que presente. O Quarto Solar foi pensado para uma típica solteira da Zona Sul carioca, que gosta de fotografia e design, é solar como o Rio e não sai para o trabalho sem dar um mergulho no mar. Como mora numa casa preservada, coleciona objetos vintage e cheios de personalidade, como ela.
“Gosto de ambientes que causem surpresas. Uso cores, peças de design e obras de arte. Os objetos se identificam com a moradora, têm a sua personalidade e fazem parte da sua vida”, justifica Emmilia.
A paleta de cores não poderia ser outra: solar, com pinceladas de amarelo, laranja e rosa. Mas a base é neutra: ora cinza, ora branca, ora madeira. Destaques para o papel de parede usado como um grande painel que parece ganhar vida e movimento. Foi a partir dele, aliás, que Emmilia criou todo o ambiente. Outro ponto alto é estante supergeométrica desenhada pela profissional. A geometria, tão em voga na decoração, volta a aparecer nos tecidos de almofadas e da poltrona Concha.
A sustentabilidade também foi uma preocupação da arquiteta. Na cabeceira, o painel foi feito com madeira de reflorestamento e chama atenção por seu formato diferente: chapas adesivadas coladas diretamente na parede. Os tecidos, de Alexandre Herchcovitch, são da EcoSimple, que produz a trama a partir de garrafas pet recicladas. Além disso, seguindo a orientação da mostra, toda a iluminação é em led.

2

Fotos: André Nazareth

Casa Cor Rio de Janeiro
Período: 01 de Setembro a 04 de Outubro
Horários: Terça a Domingo das 12h às 21h (Aberto excepcionalmente no feriado do dia 07/09, das 12 às 21h)
Local: Vila Aymoré – Ladeira da Gloria nº 26 – Gloria, Rio de Janeiro (RJ)