Pages Navigation Menu

Casa Cor RJ: Sobrado Studio ro+ca

CARLOS CARVALHO E RODRIGO BEZE - SOBRADO DO STUDIO RO+CA (3)

Foto: André Nazareth

Nova York é aqui… Ou melhor, é em Ipanema onde os jovens arquitetos Carlos Carvalho e Rodrigo Beze mantêm seu descolado escritório. De lá saem projetos que são a cara da mais cosmopolita das metrópoles. Em sua segunda participação na Casa Cor RJ, os meninos do Studio ro+ca deixam de lado a imponência da Villa Aymoré restaurada e exibem seu lado mais cru, com paredes destruídas e tubulações aparentes. Quem disse que o imperfeito não pode ser belo?
“Mostramos um novo jeito carioca de morar. O estilo praiano não predomina mais. Como em outras metrópoles mundiais, áreas antigas e construções abandonadas são ocupadas por lofts que tiram proveito das estruturas originais. Uma arquitetura que começa a mostrar força no Rio”, diz Carlos Carvalho.
O espaço de estilo industrial foi pensado para um jovem casal bem sucedido que “economiza” nos acabamentos, mas investe nos móveis de design assinado. Praticamente todas as peças são do Arquivo Contemporâneo e boa parte delas do incensado, e superprodutivo, Jader Almeida. Estão lá a estante Clip, as mesas Ring e as luminárias Albert e Gramp, além de peças de Marcus Ferreira e do sempre atual Jorge Zalszupin. Completam o décor obras de arte de Ricardo Van Steen e Marcelo Amorim, da Galeria Zipper, de São Paulo, e de Ricardo Becker.
O estilo urbano, que leva para dentro de casa objetos típicos das ruas das cidades, se faz mais uma vez presente. Seja em letreiros luminosos – daqueles usados em ônibus –, seja nos armários da cozinha: uma nova linha da Cinex que, não à toa, ganhou o nome de Vitrina, já que tem porta e laterais de vidro.
A iluminação, feita também por eles, é direcionada com poucos pontos de luz no teto.
“Quase tudo virá das retas de neon desenhadas por nós e colocadas nas paredes, e das luminárias decorativas de Jader Almeida e de Tom Dixon”.

2

Fotos: André Nazareth

Casa Cor Rio de Janeiro
Período: 01 de Setembro a 04 de Outubro
Horários: Terça a Domingo das 12h às 21h (Aberto excepcionalmente no feriado do dia 07/09, das 12 às 21h)
Local: Vila Aymoré – Ladeira da Gloria nº 26 – Gloria, Rio de Janeiro (RJ)