Pages Navigation Menu

Casa Cor RJ 2015: Ao Ganso Azul Bar

BRUNO CARVALHO E CAMILA AVELAR - AO GANSO AZUL BAR (4)

Foto: André Nazareth

Elementos naturais, traços retos, bases neutras e cores pontuais. A arquitetura de Bruno Carvalho e Camila Avelar respeita o meio em que está inserida e se destaca pela simplicidade. Nada, nem mesmo um objeto, está ali por acaso. Tudo tem seu lugar. Não que seja minimalista. Pelo contrário. É plural. Para o Ao Ganso Azul Bar, eles levam um pouco dessa pluralidade ao transformar o lounge-bar numa espécie de laboratório de experiências sensoriais. Elas estão nos drinques, na arquitetura original da casa e especialmente nas interferências artísticas criadas pelo Estúdio Manus, de São Paulo. Tudo para trazer à tona memórias de um baile do passado.
Montado na área onde antigamente ficava o Hotel Turístico, um prédio vizinho à Villa que agora faz parte do mesmo complexo, ele tem um espaço interno bem diferente das casas. Piso e teto são de cimento e serão mantidos assim para abrir espaço tanto para a decoração de estilo vintage como para as inusitadas criações do Estúdio Manus – entre outras coisas, eles transformaram uma cadeira de criança, do antiquário Arnaldo Danemberg, numa escultura de quase dois metros de altura.
No mobiliário, destaque para a cadeira Bola, de Lina Bo Bardi, que está sendo reeditada pela Arquivo Contemporâneo, além dos móveis de Arnaldo Danemberg e os bancos industriais.
Os livros também têm papel importante ali. Estão no enorme painel atrás do bar – o grande destaque do ambiente – e até nos lavabos, que tiveram as paredes forradas com folhas de dicionários antigos do chão ao teto.

BRUNO CARVALHO E CAMILA AVELAR - AO GANSO AZUL BAR (6)

Foto: André Nazareth

Casa Cor Rio de Janeiro
Período: 01 de Setembro a 04 de Outubro
Horários: Terça a Domingo das 12h às 21h (Aberto excepcionalmente no feriado do dia 07/09, das 12 às 21h)
Local: Vila Aymoré – Ladeira da Gloria nº 26 – Gloria, Rio de Janeiro (RJ)