Pages Navigation Menu

Garçonnière, um ambiente inspirado por um livro

ANDRE PIVA E VANESSA BORGES-GARÇONIÉRE (2)

Foto: André Nazareth

Contemporâneo, despojado, ousado, plural. André Piva transita com facilidade do comercial ao residencial, do interior à arquitetura, passando também pelo design de móveis. E na Casa Cor Rio que marca sua volta – desde 2010 ele não participava do evento –, André e a sócia Vanessa Borges vão mostrar um pouquinho de cada uma dessas facetas num ambiente que tem como inspiração o livro La Garçonne, de Victor Margueritte. A história da jovem que após descobrir uma traição resolve viver livremente com vários parceiros escandalizou a sociedade dos anos 1920 e deu origem ao termo “garçonnière”. Quase um século depois, André e Vanessa se apropriam da expressão para criar um ambiente que é uma espécie de refúgio para encontros com a arte, a música, a literatura e os amores avulsos.
Claro que num ambiente como este a cama é fundamental. E André e Vanessa não economizaram. Escolheram a melhor do mundo! A holandesa Royal Auping tem recursos tecnológicos que vão desde o ajuste individual para cabeça, pés, lombar e pernas à luz guia acionada por sensores de movimento e até um despertador que desperta gradativamente.
Tudo isso num ambiente que manteve a arquitetura original da casa, criando um diálogo entre contemporâneo e antigo. O mobiliário mistura peças antigas de Arnaldo Danemberg com poltronas de Jorge Zalszupin e Ricardo Fasanello. Na área externa, a poltrona Swing Rest entra no clima de romance do projeto. Preto, marinho e cinza predominam no espaço, que tem ainda toques de pistache. Nas paredes, ora foram usados papéis, ora uma textura imitando cimento.
Algumas peças foram desenhadas por André. É o caso da estante feita em parceria com a Interni e do sofá e da escrivaninha, feitos pelo seu braço em design, a P+B, em parceria com o LZ Studio. A iluminação, indireta, também é assinada pelo escritório, em parceria com a La Lampe.

Fotos: André Nazareth

Fotos: André Nazareth

Casa Cor Rio de Janeiro
Período: 01 de Setembro a 04 de Outubro
Horários: Terça a Domingo das 12h às 21h (Aberto excepcionalmente no feriado do dia 07/09, das 12 às 21h)
Local: Vila Aymoré – Ladeira da Gloria nº 26 – Gloria, Rio de Janeiro (RJ)