Pages Navigation Menu

Refúgio do Enófilo, por Janaina Macedo

Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br - crédito obrigatório

Foto: Daniel Sorrentino

Quem gosta de vinho e quer ter um ambiente profissional para armazenar e degustar a bebida em casa vai encontrar no ambiente Refúgio do Enófilo as principais tendências do mercado. Em 43 m², a arquiteta Janaína Macedo reuniu conforto e aconchego, além de características essenciais para quem não abre mão de adquirir boas marcas.

A inspiração veio da vida pessoal, nas diversas viagens que a arquiteta fez em busca de bons vinhos e experiências gastronômicas. “Sempre idealizei um espaço para degustação de vinhos, com todos os requisitos necessários, como uma iluminação adequada”, conta a arquiteta. “É um ambiente elegante e confortável para confraternizar e que traz as marcas do passado, assim como um bom vinho”, complementa.

O espaço foi idealizado para regiões frias, dessa forma, a arquiteta optou por não climatizar a adega. A maior preocupação foi com a vedação da luz. Para isso, ela utilizou cortinas em veludo e optou por iluminação artificial característica para o ambiente ficar à meia luz.

“Utilizo muito a madeira, que de certa forma já faz parte da estrutura original do espaço. O piso é um lançamento especial, assim como o MDF Aço Corten das adegas”, diz. O diferencial são as peças exclusivas de antiquário, como um gramofone, um relógio de mesa e um lustre central em bronze maciço e alabastro esculpido, no valor de R$ 17 mil.

Uma tela pintada com pigmentos de uva, assinada pelo artista plástico Eleuthério Neto foi produzida especialmente para o ambiente.

Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br - crédito obrigatório

Foto: Daniel Sorrentino 

Casa Cor Paraná 2015
Período: de 23 de Junho a 09 de Agosto
Horários: Terça a Sexta das 15h às 21h | Sábados das 13h às 21h | Domingos das 13h às 19h
Local: Rua Fernando Amaro, 60 – Alto da XV  – Curitiba/PR (A Fabrika)