Pages Navigation Menu

Sala de Jantar Arte e Design, por Deisi Priori

Foto: Sidney Kair

Foto: Sidney Kair

Depois de participar da Casa Cor SC em 2010 e 2011, a arquiteta Deisi Priori volta à mostra com o ambiente Sala de Jantar Arte e Design na sede da mostra na Praia Brava em Itajaí.
A ideia foi dar funcionalidade para que o espaço não sirva apenas para refeições, mas para todos os momentos de prazer, em meio à arte, cultura, lazer e ócio. Para tanto, a profissional apostou na simetria e repetição de formas, colocando a arquitetura em evidência.
Ao chegar ao espaço, o visitante se depara com uma antessala na forma de um hall de entrada. O local permite uma volta ao mundo com imagens inusitadas de mais de 40 países, lugares remotos e exóticos que prendem a atenção do público. As fotografias estão sobre paredes revestidas em camurça branca, numa proposta inspirada num jovem casal aventureiro.
Além da riqueza de imagens, o hall surpreende pelas peças, entre as quais se destaca um raro antílope negro. Uma mesa de 4 metros de comprimento, obra do designer Jader Almeida, é rodeada por obras de arte em litogravuras, aquarelas e telas a óleo de artistas de renome nacional e internacional, espalhadas pelo ambiente numa galeria com iluminação cênica.
São 67 m², onde o aconchego da lareira tem como fundo um belo jardim de inverno. Tudo isso, permite recordar as experiências vividas pelo casal nas viagens. O jardim conta com painéis em lâmina natural de nogueira. As obras de arte em formato de cerâmicas compõem uma mesa posta para dois lugares.
Compõem o mobiliário peças soltas, cadeiras, poltronas, mesas laterais, luminárias e poucos objetos de decoração. O revestimento das paredes é feito por lâmina natural em madeira nobre e tecido camurça branca, contrapondo com uma parede de jardim vertical integrada a um mosaico em pedra branca São Thomé.
Além da mesa, Jader Almeida assina as poltronas de descanso. Com a iluminação cênica, a arquiteta cria um ar intimista que diferencia os detalhes do ambiente.
No reaproveitamento dos revestimentos, a profissional assinala a preocupação com a sustentabilidade. Após o evento, o piso será usado em outro ambiente permanente, os painéis de madeira e tecido também terão outro destino. Assim, Deisi pretende diminuir o impacto de lixo e desperdícios de materiais. Este cuidado perpassa também a escolha dos móveis, que respeita elementos naturais e práticas de design sustentável. No teto, estão a simplicidade e o requinte das linhas retas em gesso acartonado, o que dá amplitude ao ambiente.
As mesas laterais criadas por Jader Almeida são uma atração à parte. De vidro soprado, moldadas artesanalmente, as peças são únicas. “As pequenas bolhas e as ligeiras alterações formam perspectivas diversas, exemplo dos tampos que lembram o movimento circular de um lago quando algo atinge sua superfície”, explica a arquiteta.
As cadeiras de jantar da designer Graça Kazan foram concebidas com respeito aos elementos naturais e práticas de design sustentável. Cada peça é confeccionada a mão em madeiras exóticas com impecável atenção aos detalhes e acabamentos de qualidade.

Foto: Sidney Kair

Foto: Sidney Kair

Casa Cor Santa Catarina 2015

Período: 28 de maio a 12 de julho

Horário: Terça a sexta: 15h às 21h | Sábados, domingos e feriados: 14h às 21h

Locais: Florianópolis: Rua José Maria da Luz, 163, José Mendes | Itajaí: Condomínio Riviera Concept – Av. Osvaldo Reis, 3.385, Praia Brava