Pages Navigation Menu

Loft Sustentável propõe ideia criativa em prol da natureza

DSC_2144

Foto: Lio Simas

A arquiteta Juliana Jagelski, a paisagista Ana Holzer e as decoradoras Arianne Saut da Silveira e Flávia Saut apostam no mote de que luxo é ser sustentável ao propor um loft com pegada ecológica nesta edição da Casa Cor SC, na sede na Praia Brava, em Itajaí. O ambiente Loft Sustentável utiliza um container marítimo como palco do projeto que traz soluções versáteis e prioriza o conforto e a integração entre os espaços.
O ambiente com 77 m² está dividido em dois pavimentos. A arquiteta Juliana Jagelski ressalta que a proposta foi investir nas diretrizes da alta sustentabilidade e tecnologia, como a energia fotovoltaica, oferecida pela Weg, e a inovação do sistema construtivo Monoforte. “São painéis monolíticos de EPS, integrados a malhas de aço galvanizado, que substituem a alvenaria estrutural ou alvenaria de vedação. Inovadora, segura e ecoeficiente, a opção é indicada para todos os tipos de edificações, como residências, escritórios e indústrias”, explica a profissional que também é especialista em construções sustentáveis.
A cartela de cores cítricas e quentes, em matizes inspiradas na própria natureza, conferem alegria e entusiasmo ao espaço. Já a iluminação conta com lâmpadas em Led, além do aproveitamento máximo da luz natural através de grandes aberturas de janelas e vidros.
Ainda no espaço, os olhares se voltam para a decoração que recebeu uma seleção de tapetes diferenciados, que conferem originalidade e sofisticação. No mobiliário, a cama de design contemporâneo e as poltronas vintage desenham uma atmosfera leve e acolhedora.
No piso, a escolha foi o revestimento em pedra resinada, mesclado ao porcelanato, e piso vinílico, que simula madeira, enquanto nas paredes as decoradoras utilizaram papel de parede que simulam texturas naturais. “O revestimento aplicado no box do banheiro, de espessura ultrafina, além de metais, em acabamento gold mate e fosco também são destaques”, ressaltam as decoradoras Arianne e Flávia Saut .
Inspirada na tendência de aproveitar espaços, a paisagista Ana Holzer optou por um jardim vertical. A opção trouxe mais profundidade e beleza e gerou um conforto térmico. “Paredes e telhados verdes são possíveis através de técnicas modernas de irrigação e coleta de águas pluviais”, afirma. As espécies de plantas, como jasmim e alecrim, purificam o ar e convivem em harmonia com elementos e fragrâncias agradáveis, enquanto capins, flores e sombras filtradas formam assim um ambiente propício para polinizadores como borboletas e pássaros.

Casa Cor Santa Catarina

Período: 28 de maio a 12 de julho

Horário: Terça a sexta: 15h às 21h | Sábados, domingos e feriados: 14h às 21h

Locais: Florianópolis: Rua José Maria da Luz, 163, José Mendes | Itajaí: Condomínio Riviera Concept – Av. Osvaldo Reis, 3.385, Praia Brava