Pages Navigation Menu

Foyer das Artes Renner, por Gislaine Bezerra Tourinho

Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br - crédito obrigatório

Foto: Daniel Sorrentino

Um espaço de 120m² ganhou um projeto ousado da arquiteta Gislaine Bezerra Tourinho. Ela se inspirou na construção original, datada da década de 30, e preservou as referências do estilo Art Déco. Desde o guarda-corpo da escada, que recebeu pintura especial, à rampa restaurada, com piso antiderrapante com desenho da época e até o piso em granilite recuperado integram essa referência.

O espaço, no entanto, foi concebido para ser também uma grande galeria para exposição de peças de arte, contemplando a brasilidade, tema da Casa Cor Paraná 2015. A galeria prestigia artistas locais, expondo obras como as esculturas em mármore do artista paranaense Leopoldinho Abreu e a tela do arquiteto Wilson Pinto.

A parede curva ganhou pintura da artista plástica Marilene Ropelato, com a mesma estampa da rampa existente. Uma alternativa ao papel de parede. O uso de tinta em acabamento metálico dourado no guarda copo é uma opção ao banho de latão.

O ambiente utiliza ainda madeira natural, painéis em MDF, pedra veludo, tapeçaria persa e muitos espelhos. As cores predominantes são preto, verde oliva escuro, aço e dourado.

Gislaine ressalta que mesmo o espaço sendo um projeto corporativo, é possível observar soluções para corredores com nichos para peças de arte, hall de entrada e living com lareiras, possíveis de serem adaptadas em residências.

O projeto utiliza ainda iluminação em LED e soluções sustentáveis. A imbuia, por exemplo, é reutilizada e certificada. A lareira embutida na mesa de pedra não queima oxigênio porque usa um biofluido no reservatório, evitando a poluição.

Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br - crédito obrigatório

Foto: Daniel Sorrentino

Casa Cor Paraná 2015
Período: de 23 de Junho a 09 de Agosto
Horários: Terça a Sexta das 15h às 21h | Sábados das 13h às 21h | Domingos das 13h às 19h
Local: Rua Fernando Amaro, 60 – Alto da XV  – Curitiba/PR (A Fabrika)