Pages Navigation Menu

Sala Íntima “dos 50 tons de branco”, por Laura Gransotto

SID_8312

Foto: Sidney Kair

A designer e decoradora de ambientes Laura Gransotto se inspirou no clima sensual da intimidade de um casal para projetar seu ambiente de estreia na Casa Cor SC, a Sala Íntima “dos 50 tons de branco”, de 50 m², localizado na sede da mostra em Florianópolis.
Há 30 anos no mercado, a gaúcha (que atua em Chapecó há 15 anos e agora conta também com seu novo escritório em Florianópolis), explica que o branco é a sua cor preferida tanto na decoração quanto na moda, e que o nome do espaço é alusivo a trilogia 50 Tons de Cinza.
Na Sala Íntima “dos 50 tons de branco”, o branco total foi trabalhado de modo a estimular uma experiência sensorial, causando no público uma percepção mais sensitiva ao entrar no ambiente – que contrasta com o colorido dos demais espaços da mostra. “O branco é uma escolha para um décor leve, elegante, clássico e atemporal. Ele é um ícone máximo do luxo, da pureza, da sofisticação e do requinte. Resiste ao tempo e aos modismos”, afirma a decoradora.
Para evitar a monotonia do predomínio do tom, Laura Gransotto explorou as 50 tonalidades presentes em piso, teto, paredes, mobiliário e objetos de decoração com variadas texturas, nuances, brilhos e luz provocados pelos efeitos que a cor têm em diferentes superfícies e volumes.
O piso foi revestido com peças de porcelanato de grande dimensão, que causa o efeito de amplitude pelo acabamento na cor branca. Nas paredes, a designer e decoradora de interiores optou por uma composição de materiais e revestimentos atuais, tais como papel de parede, mosaico floral cimentício, espelho, painéis de madeira de laca e tecido – que juntos criam efeitos de vários tons e texturas no ambiente. O teto recebeu revestimento em placas de gesso acartonado, com design de facetas geométricas e acabamento em pintura látex.
O projeto de light design, desenvolvido especialmente para o ambiente, tem iluminação específica e pontual, luminárias modernas, focos de luz diferenciados e uso das econômicas lâmpadas de LED. O destaque fica por conta da tecnologia da automação, que controla a iluminação, persianas e equipamentos eletrônicos.
Os móveis foram desenhados exclusivamente para a mostra, e apresentam um design de linhas limpas, com formas retas ou facetadas, de tendências atuais. Os detalhes de tecidos e espelhos aplicados no mobiliário (produzido em madeira) criam um efeito personalizado. Há ainda os móveis de linha clássica moderna e decorativos. O resultado é um conjunto de peças que interagem harmoniosamente entre si na decoração.
A valorização do artesanato regional, que reunirá o trabalho de artesãs do litoral e do oeste catarinense, diferencia o trabalho da decoradora e designer nesta mostra. As barras das cortinas, as almofadas e os revestimentos das luminárias receberam aplicação de rendas exclusivas.

SID_8301

Foto: Sidney Kair

Casa Cor Santa Catarina

Período: 28 de maio a 12 de julho

Horário: Terça a sexta: 15h às 21h | Sábados, domingos e feriados: 14h às 21h

Locais: Florianópolis: Rua José Maria da Luz, 163, José Mendes | Itajaí: Condomínio Riviera Concept – Av. Osvaldo Reis, 3.385, Praia Brava