Pages Navigation Menu

Pub Confraria Chopp

Foto: Sidney Kair

Foto: Sidney Kair

Um lugar despojado, convidativo e alegre ao estilo botequim para amantes de um bom papo regado a chopp e petiscos. Assim pode ser definido o conceito do ambiente Pub Confraria Chopp que reúne pela primeira vez na história da Casa Cor Santa Catarina a expertise de profissionais veteranos na mostra.
O seleto grupo, formado pelos arquitetos Beto Gebara, do escritório Gebara & Filártiga Arquitetos, Luiz Fernando Zanoni, do ArchDesign Studio, e Mario Pinheiro e Ricardo Fonseca, do Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura, além do empresário Wagner Barreiro, assina um projeto repleto de personalidade, contrastes e referências para quem deseja eleger um lugar para degustação e entretenimento com os amigos.
O ambiente com 140 m² foi inspirado na Confraria do Chopp Honesto, uma organização criada em Florianópolis por membros atuantes na arquitetura, apreciadores da boa cerveja e avaliadores dos bares que a servem. Das reuniões entre os profissionais, surgiu a ideia da parceria e tema que definem o espaço.
Entre texturas diversas, decoração rústica e reaproveitamento de objetivos que ressaltam uma atmosfera de total descontração, a principal característica do projeto é passar bem longe da neutralidade. As cores do ambiente são as mais variadas, onde cada ângulo de visão reflete uma sensação diferente ao observador, de modo que desperte sua curiosidade a respeito do que mais está por vir.
O espaço conta com balcão-barra, palco em formato de caixa de madeira para apresentações de bandas e artistas de stand-up comedy, pista de lançamento de dardo e lounges VIP. A exposição de uma moto customizada traduz a energia alternativa do espaço.
Nas paredes a escolha foi manter as pedras originais da construção, expostas e valorizadas pela iluminação, criando um ambiente de taberna. O destaque fica para uma parede, com 5 metros de altura, revestida com lambe-lambes (antigos cartazes de propaganda de shows e frases bem-humoradas). A escada de acesso aos lounges tem degraus feitos com blocos de concreto empilhados, enquanto no restante do piso, placas grandes, de 150cm x 150 cm, em dekton, são o elemento de rara neutralidade que traz um ponto de equilíbrio e sobriedade para o ambiente.
As luminárias pendentes feitas com cubas de louça de cabeça pra baixo, bem como os vasos sanitários utilizados como revisteiros e os objetos ícones expostos ao redor do ambiente deixam nítido o ar despojado e divertido, que é a tônica de todo o conjunto.
No mobiliário, as clássicas mesas quadradas de bar em contraste com os barris de chopp e os carretéis de madeira que assumem a função de base de mesa. As cadeiras, com um toque mais moderno, estão em perfeita harmonia com os sofás e pufes dos lounges VIP. Toda marcenaria feita sob medida foi idealizada para ser prática, funcional e realçar os objetos expostos reforçam o clima de urbanidade do pub/café e cria uma atmosfera especial das antigas tabernas viking.

Foto: Sidney Kair

Foto: Sidney Kair

Casa Cor Santa Catarina

Período: 28 de maio a 12 de julho

Horário: Terça a sexta: 15h às 21h | Sábados, domingos e feriados: 14h às 21h

Locais: Florianópolis: Rua José Maria da Luz, 163, José Mendes | Itajaí: Condomínio Riviera Concept – Av. Osvaldo Reis, 3.385, Praia Brava