Pages Navigation Menu

Estilo cosmopolita é marca do projeto Meu Loft

DSC_1707

Foto: Lio Simas

Inspirador e contemporâneo, o ambiente Meu Loft se destaca ao propor uma atmosfera cosmopolita e industrial para os visitantes da mostra. O projeto, assinado pelo escritório Gebara & Filártiga Arquitetos, de Florianópolis, traz um conceito contemporâneo, repleto de originalidade e conforto, inspirado nos antigos galpões nova-iorquinos que abrigaram os primeiros lofts da megalópole.
Os arquitetos Beto Gebara e Marila Filártiga investiram em alternativas funcionais e elegantes para compor o ambiente que lembra os lofts de Nova York das décadas de 60 e 70. Os locais eram antigas fábricas que foram ocupadas por artistas e músicos para fazer dali sua moradia e local de trabalho.
O loft foi projetado num espaço de 60 m² para um executivo do mercado financeiro, moderno, esportista, atento as questões de sustentabilidade e que tem como hobby a gastronomia funcional. A bicicleta exposta sob o mezanino, utilizada como meio de transporte, e os livros de culinária traduzem a personalidade do morador.
Os ambientes são integrados e de fácil circulação, com características cosmopolitas e industriais, sem abrirem mão do conforto e versatilidade. Na maior parede do ambiente, do piso ao teto, a dupla aproveitou o pé-direito e apostou no revestimento nos tons naturais de tijolos. O material traz mais aconchego e bucolismo, contrastando com a cartela de cores que inclui preto, branco, cinza e terracota, e reforça o tema das antiga fábricas.
Entre os destaques do ambiente, está uma escada metálica desenhada pelos arquitetos. Com degraus intercalados, o que faz com que ocupe menos espaço em planta para atingir máxima altura, a escada é uma releitura da criação de Alberto Santos Dumont, onde só se pode começar a subir com o pé-direito. Outra característica que atrai atenção, é a seleção do mobiliário que segue uma linha de racionalidade e atemporalidade, assinada por diversos designers nacionais. Obras de artes em grandes formatos e fotografias autorais interagem harmoniosamente com a proposta industrial.
A iluminação é mais pontual, realizada por meio de trilhos com spots na parte de concreto, embutidos nos rebaixos preto e branco, indireta sob as bases da escada e da cama, e geral somente no grande pendente sobre a mesa de jantar, considerado outro destaque do ambiente.

DSC_1725

Foto: Lio Simas

Casa Cor Santa Catarina

Período: 28 de maio a 12 de julho

Horário: Terça a sexta: 15h às 21h | Sábados, domingos e feriados: 14h às 21h

Locais: Florianópolis: Rua José Maria da Luz, 163, José Mendes | Itajaí: Condomínio Riviera Concept – Av. Osvaldo Reis, 3.385, Praia Brava