Pages Navigation Menu

Um Home Office para os adoradores do futebol

SID_8377

Foto: Sidney Kair

Ambientes masculinos e bem decorados costumam ser charmosos e cheios de classe. Pensando nisso, as arquitetas Caroline Gobbi Mocelin e Patricia Moschen juntaram as expertises de anos de profissão para desenvolver o projeto do ambiente 10 + 1 Home Office, da Casa Cor Santa Catarina. As profissionais decidiram homenagear os apaixonados por futebol, que muitas vezes são impedidos de exibir as conquistas do time amado na decoração.
O tema da mostra, Design para UM, foi retratado no projeto. “A casa é um dos poucos lugares que desenvolvemos Design para UM: o espaço é único, exclusivo. Neste caso, um lugar de trabalho para um homem que adora futebol, no qual exploramos experiências e gostos pessoais, não retratando modismos, muito menos o pensamento coletivo”, explicam Caroline e Patrícia.
A intenção das criadoras é atrair a atenção do público, independente de gênero ou idade. Para nortear o projeto, a dupla entrevistou o jornalista, roteirista e chargista Zé Dassilva, coautor dos livros Almanaque Do Futebol Catarinense e The Yellow Book – Seleção: um Século de Religião.
O layout do 10 + 1 Home Office de 49 m² garante privacidade ao usuário – um homem que prefere trabalhar em casa, mas teme ter dificuldades para conseguir total concentração. O cinza que pontua a decoração é complementado por tons de marrom, criando um clima de aconchego. As cortinas e persianas tem uma proposta diferenciada, com mistura de tecidos e design autoral das arquitetas. Plantas importadas específicas para ambientes internos são responsáveis por trazer o frescor da natureza para dentro do espaço.
As luminárias, que remetem ao tradicional formato dos estádios de futebol, foram desenvolvidas pelas profissionais para o ambiente. Caroline e Patricia também desenharam o mobiliário inspirado no futebol. “A preocupação com a forma, função e movimento nos levou a criar uma composição inusitada em uma estante. Nela, por meio dos nichos, os 22 jogadores estarão sutilmente representados”, contam.
Outra referência ao esporte pode ser vista no revestimento de parede e teto, inspirado nas traves do gol e na bola em movimento. Alguns painéis fotográficos, que ilustram jogos entre amigos, foram feitos especialmente para a mostra pelo fotógrafo Jackson Inácio. Livros de colecionadores, que qualquer amante de futebol adoraria ter também compõem o ambiente.
O piso é em alto brilho e tom acinzentado, trazendo para o ambiente o tom masculino da cor e o brilho para contrastar com a rusticidade de uma das paredes, que recebeu revestimento cerâmico e espelho, criando um efeito de duplicidade das luminárias. As demais paredes não foram revestidas e receberam apenas pintura, de modo a destacar as obras artista Flávia Tronca, produzidas para a mostra.
O 10 + 1 Home Office tem automação de som e iluminação, além de um telão que exibe as imagens captadas pelo sistema de câmeras para todos os ambientes.

Foto: Sidney Kair

Foto: Sidney Kair

Casa Cor Santa Catarina

Período: 28 de maio a 12 de julho

Horário: Terça a sexta: 15h às 21h | Sábados, domingos e feriados: 14h às 21h

Locais: Florianópolis: Rua José Maria da Luz, 163, José Mendes | Itajaí: Condomínio Riviera Concept – Av. Osvaldo Reis, 3.385, Praia Brava