Pages Navigation Menu

O Loft, por Paola Ribeiro

1

É um loft de 100m² com uma pegada urbana e contemporânea. O pé-direito altíssimo foi preservado e as lajes estão todas aparentes. O espaço, que tem salas de estar e jantar, cozinha e suíte, é todo aberto. Existem apenas duas divisórias, bem discretas. Painéis pivotantes separam o hall do resto da casa e uma estante em madeira (criação da arquiteta), repleta de livros, divide o living do quarto de casal. “Minha ideia foi mostrar uma forma cosmopolita de morar, um ambiente integrado, bonito, confortável e funcional. Um projeto real e possível, que fazemos no dia a dia do escritório para os nossos clientes”, diz Paola Ribeiro.

O espaço, que fica em uma das quinas do prédio onde acontece o evento, tem duas enormes cortinas de vidro (do chão ao teto) que emolduram a bela paisagem da Barra da Tijuca e suas lagoas. A arquiteta escolheu tons neutros para a maior parte dos ambientes: cinzas, brancos, beges e amadeirados. O colorido fica por conta dos acessórios de decoração e das obras de arte. Por sinal, uma seleção incrível de fotografias e gravuras pinçadas das principais galerias do Rio.

Entre os móveis, todos da Artefacto, destaque para a cama em aço com dossel em gase de linho bege (Guilha) e a mesa de jantar, feita com toras de madeira bruta e vidro. Paola escolheu dois pisos para o seu Loft: travertino silver para o hall e um vinílico, também da Guilha, que imita madeira de demolição, para o restante dos ambientes. Em algumas paredes, papel em textura de linho fendi. A bancada da cozinha tem acabamento que mimetiza o aço corten. A cozinha é da Florense, modelo Santa Fé.

2

A iluminação, da La Lampe, foi feita diretamente na laje com Leds distribuídos em eletrocalhas. Para a parede de entrada, Paola criou, junto com um marceneiro, um painel em MDF recortado a laser tingido que ganhou um leve desenho em zigue-zague. Um banco de 8 metros, da Florense, tem múltiplas funções: serve de assento para a mesa de jantar e também de apoio para objetos e livros no living. Lá no alto, no rodateto e circulando o espaço inteiro, uma prateleira em madeira abriga a coleção de arte do morador. Uma coluna toda forrada de plantas, projeto da paisagista Anna Luiza Roitier, dá um charme a mais ao ambiente.

Serviço: 

Casa Cor Rio de Janeiro 2014

Período: de 29 de Outubro a 07 de Dezembro.

Horários: de Terça a Sábado e feriados das 12h às 22h | Domingo das 12h às 20h.

Local: Casa Shopping

Endereço: Av. Ayrton Senna, 2150 – Blocos O/P – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ