Pages Navigation Menu

Jardim da Casa Cor Goiás 2014

Jardim

Em sua segunda participação na Casa Cor Goiás, o arquiteto paisagista João Paulo Florentino desenvolveu o Jardim, de 88 m². O projeto foi idealizado com o objetivo de reconectar o homem à natureza por meio de suas memórias mais primitivas. O desenho mostra formas alternativas de apropriação do meio natural, idealizadas para todas as pessoas que se sentem mais confortáveis estando próximas ao verde.

No projeto, a inspiração partiu das novas estéticas modernas de desenho da paisagem, especificando vegetações de baixa manutenção, manejo de água, e criando microclimas e pequenos ambientes naturais. O resultado é um ambiente destinado a todos aqueles que fazem da experiência da paisagem uma bela caixa de memórias repleta de bons momentos.

O paisagista trabalhou a percepção humana de cromatismos, em que o olhar é atraído para agrupamentos de texturas e cores. De aspecto rústico, o piso é ideal para áreas externas – seu tom cappuccino evoca a mistura de tonalidade de solos encontrados na natureza. Foram empregadas espécies vegetais que remetem às antigas tradições dos quintais no fundo das casas. A proposta do cultivo de hortas domésticas recebeu destaque no projeto com a bancada de estrutura metálica e pedra arenito, na qual se apoiam as caixas de vinho, que funcionam como recipientes de cultivo. Junto à parede, estantes e armários constituem uma pequena estação de trabalho para quem cuida do jardim e faz disso um hobby. Explorando a experiência da água, o ambiente traz dois tanques que se comunicam e abrigam espécies aquáticas e subaquáticas.

Como foco principal do jardim, o pergolado é ambientado com mobiliários que criam uma área de descanso, tendo como vista todo o panorama do jardim, além da proximidade com a água. O Jardim exibe também uma linha exclusiva e única de luminárias para área externa, criada pelo arquiteto paisagista que explora conceitos do design brutalista, onde a estrutura é aparente e desmascarada. Por meio dessas peças, a iluminação torna-se harmoniosa e específica ao porte de cada tipo de vegetação.

A 18ª edição da Casa Cor Goiás fica em cartaz até dia 11 de junho de 2014, na Rua 34, no Setor Marista, em Goiânia.