Pages Navigation Menu

Decoração agradável para um sono tranquilo

O quarto deve ser tratado de forma especial dos demais espaços da sua casa, ou seja, merece uma atenção especial. Tudo que for agregar a decoração, deve-se levar em conta o conforto, a cor e o odor.

Pensando nisso, o arquiteto Thoni Litsz dá dicas para espantar de vez a insônia e deixar o lugar de maior permanência da casa com um toque aconchegante e extremamente confortável.

1

Uso do off-white e objetos também neutros

A cor deve ser neutra, evite exageros de madeira, ou elementos escuros, pois um bom quarto deve ter tons neutros e claros que dão ao olhar um toque de aconchego. Se optar por alguma cor, opte pelos terrosos como os tons de bege ou mesmo o azul. Tome muito cuidado com o azul no caso de existir alguma tendência a depressão de quem irá habitar o quarto. Neste caso opte apenas pelos terrosos e o branco.

2

Cores terrosas e neutras

Para o uso de cortinas, dê preferência aos modelos feitos com tecidos naturais como o linho ou mesmo uma gaze de linho. Evite as persianas metalizadas que dão ao local um ar muito frio. A fibra natural ajuda na sensação de conforto.

Evite cores fortes e quentes como o vermelho, laranja e amarelo. Dê preferência as cores frias como o verde, azul e roxo.

3

Quarto com predominância de cores frias

Use roupas de cama em algodão natural, o toque do tecido no corpo deve ser o mais confortável possível. Opte pelo percal de 300 fios, pois a sensação de relaxamento se intensifica durante o sono.

4

Uso de cores neutras mais o azul

Use sempre luz quente no quarto, se usar led compre sempre o branco morno ou quente. O branco frio dá a sensação de um ambiente comercial.

Tome cuidado com os aromas também, evite fragrâncias que estimulem seu olfato, o ideal são aquelas que te remetem ao conforto como a lavanda, o jasmim e o patchouli.

Evite aparelhos eletrônicos em excesso no quarto, quanto menos vibração eletrônica melhor para o relaxamento. Para cada aparelho eletrônico é aconselhado o uso de placa radiestésica, que serve para amenizar os efeitos radicos da energia elétrica.

5

Tons neutros e azuis relaxantes

Evite a posição da cama em paredes onde existe água corrente de banheiros, como vazo sanitário, bidê, chuveiro ou qualquer tubulação de água, pois a água carrega metais que muitas vezes nos causam distúrbios no sono e dores de cabeça por serem nocivos ao ser humano. Se esta for a única posição para a cama, impermeabilize a parede com zarcão e não encoste o móvel diretamente na parede.

Os espelhos refletindo diretamente a pessoa dormindo também não são amigos de quem sofre de insônia. Eles reforçam a sensação de janelas e buracos e atingem diretamente o sistema nervoso central fazendo com que seu sono seja intranquilo.

Quanto mais neutro e mais confortável melhor será o sono de quem irá usar o quarto.

Por Thoni Litsz