Pages Navigation Menu

Citroën expõe criação no Salão do Móvel de Milão

1

Na oportunidade do Salão Internacional do Móvel de Milão (de 9 a 14 de abril), o Centro de Estilo Citroën apresenta sua última criação: um sofá que se inscreve no universo da linha DS, marcado por seus códigos, sua elegância e seu requinte.

Com uma herança de mais que 90 anos de criatividade e um “know-how” reconhecido no trabalho dos volumes e linhas – mas também na utilização de materiais nobres, o estilo da marca se alimenta de universos que vão bem além do automóvel. Moda, fabricação de artigos de couro, joalheria, mobília, artes decorativas, arquitetura… São muitas as fontes de inspiração que vêm enriquecer as criações cada vez mais refinadas da empresa. Do monograma exclusivo dentro dos faróis do DS3 Cabrio – tal como uma joia – à confecção do couro tipo “pulseira”, inaugurada pelo DS5 em referência aos relógios de luxo. Tudo sempre alinhado aos códigos da indústria do luxo.

 O Sofá DS

Tratamento dos volumes

À imagem do tratamento escultural das criações automobilísticas da linha DS, os designers da marca propõem para este sofá linhas que evocam o movimento e a fluência, um tipo de carroceria em levitação tratada à maneira dos “speed forms”. O assento brinca com os códigos da linha DS, apresentando duas zonas que associam a estética ao conforto: uma primeira, no espírito de uma poltrona com um dossiê em forma de barbatana de tubarão; uma segunda mais próxima de um sofá, assinado com a confecção em couro “pulseira”.

O volume principal, repousando sobre uma base ampla, é mantido por pés em homenagem à “Cadeira” dos designers Ray e Charles Eames.

Trabalho do couro: uma nova variação da confecção “pulseira de relógio”

O assento do sofá é inteiramente revestido com couro e apresenta uma variação inédita da famosa confecção “pulseira” que faz parte, a partir de agora, de todos os modelos da linha DS na Europa. Esta confecção adota aqui uma geometria mais aberta, quase floral. O trabalho do couro requisitou todo o know-how dos artesãos de couro da marca para a obtenção de uma qualidade de acabamento de alto nível.

Detalhes fiéis ao requinte da linha DS

O móvel é apresentado dentro de um estojo, cujas paredes abauladas acentuam a perspectiva e apresentam um aspecto de metal líquido, evocando o mundo da carroceria automobilística.

A base em ferro fundido maciço é revestida com couro e decorada com elementos de aço que fazem referência ao sabre cromado do carro DS5.

Os códigos da linha DS estão presentes nos mínimos detalhes: a trama DS tem um padrão diferenciado e exclusivo, sendo também sublinhada por um anel vermelho carmim. Ela está também presente sob a forma de uma faixa luminosa vermelha carmim, fazendo referência às peças de cristal emblemáticas das marcas de luxo.